De São Gonçalo do Rio das Pedras ao Serro


Piki da Trilha na Estrada Real
 10/09   -   4º  Dia   -  De São Gonçalo do Rio das Pedras ao Serro. - 33 km.



Saímos em direção ao povoado Milho Verde. A vegetação é constituída por campos de altitude entre afloramentos rochosos da Serra do Espinhaço. Eram seqüências de grandes subidas seguidas por estonteantes descidas.

Com o peso dos alforjes é fácil equilibras as bikes empinadas
O nome “Milho Verde” surgiu porque os Bandeirantes quando ali chegaram se depararam com índias que lhe ofereceram refeições preparadas com milho.


Banda Maracutaia que se apresentou na cidade de Milho Verde


Hoje o lugar é procurado por suas cachoeiras e pela vida alternativa que ali se estabeleceu. Paramos em um restaurante que também é um espaço cultural e tivemos a oportunidade de conhecer a banda Maracutaia de BH, que estava ali se apresentando e nos presenteou com algumas músicas do seu repertório.


Piki da Trilha no Caminho Velho da Estrada Real


Três Barras as margens do Rio Jequitinhonha 

Pedalamos pelo Vale do Jequitinhonha sem avistar nenhuma casa até que chegamos a Três Barras, e depois de vários sobes e desces pelo cascalho, passamos por algumas fazendas de gado leiteiro. Logo chagamos ao asfalto e ao Serro que é tido como a capital do queijo de Minas.


Piki da Trilha com dona Aurora Noeli na cidade do Serro
 Almoçamos no Restaurante da Dodóia e por coincidência estava ali a dona Aurora Noeli, a mais talvez a mais antiga cicloturista em atividade no Brasil. Professora aposentada e com 65 anos de idade, há 5 anos pedalando pelo país. Hospedamo-nos na Pousada da Matriz e fomos conhecer a cidade. Sentamos na praça e relembramos alguns momentos divertidos da nossa aventura. A partir daquele ponto eu e Marceleza seguiríamos sozinhos. Elias e Novinho  voltariam no dia seguinte para Brasília.


Piki da Trilha nas escaradias da Matriz do Serro
 
 
Elias se despedindo da nossa aventura


Nenhum comentário: